18 de novembro de 2020

Bots maliciosos se tornaram mais complexos e mais custosos, afetando maioria das empresas ao redor do mundo

58% dos e-commerces sofreram ciberataques via bots no último ano

96% dos representantes de e-commerce ao redor do mundo dizem que bons bots são fundamentais para o sucesso de sua organização. Mas 80% dos comércios eletrônicos alegam terem perdido receita por conta de bots ruins.

Além disso, 81% dos e-commerces frequentemente ou muito frequentemente enfrentam problemas relacionados a bots maliciosos, e 80% dizem que houve um aumento na perda financeira dentro de sua organização por conta de ataques mais complexos e sofisticados a bots de e-commerce.

Finalmente, uma em cada quatro organizações diz que um único ataque de bot lhes custou 500.000 dólares ou mais no ano passado, e duas em cada três dizem que um único ataque lhes custou 100.000 dólares ou mais, dentre prejuízos e gastos com correções de segurança.

Essas e muitas outras informações estão no relatório Bot Landscape & Impact Report 2020, publicado no início de novembro.

A metodologia do relatório é baseada em entrevistas com colaboradores de varejo online e comércio eletrônico, com funções em tempo integral relacionadas à prevenção de fraude, experiência do cliente, pagamentos e gerenciamento de e-commerce.

As descobertas, conduzidas pela Kount, empresa de segurança do comércio eletrônico, trazem à luz novos insights sobre a amplitude da ameaça que diferentes tipos de bots maliciosos representam, bem como sobre o estado de mitigação e gerenciamento de bots.

Bots maliciosos visam todos os pontos da jornada do cliente

De acordo com o relatório, bots maliciosos são programados visando todos os pontos da jornada do cliente, com a maior enfoque na tentativa de violação das sessões de criação de conta e login dos usuários.

A pesquisa também descobriu que a sofisticação desses bots maliciosos está crescendo rapidamente.

É comum, por exemplo, encontrar bots projetados para ataques de força bruta ou de empilhamento de credenciais, teste automatizado de cartão de crédito para identificar cartões de crédito roubados utilizáveis, análise de conteúdo para vantagem competitiva e bots sociais projetados para enganar usuários.

Além disso, os bots mal-intencionados estão sendo usados para lançar ataques distribuídos de negação de serviço (DDoS) a fim de interromper ou derrubar de vez um site ou serviço digital.

Ataques de bots podem levar horas para serem detectados

Ataques de bots maliciosos podem levar horas para serem detectados e interrompidos. Mas, sobretudo, custam caro.

Uma em cada quatro empresas relata que um único ataque de bot malicioso custou à sua organização mais de US$ 500.000, por exemplo, dentre prejuízos com o ataque e gastos com cibersegurança corretiva.

Outro dado preocupante é que a maioria das organizações pesquisadas (58%) relatou mais de 50 ataques de bot nos últimos doze meses, com cerca de um terço dos ataques levando mais de seis horas para serem detectados e interrompidos.

Das empresas que sofreram ataques, dois terços dizem que um único ataque custou US$ 100.000 ou mais em receita perdida.

Os prejuízos vão além da perda financeira

Isso porque ataques de bot não só impedem as organizações de gerar receita, mas também de cuidar dos clientes e enviar pedidos, criando um caos que pode sair muito mais caro do que o ataque, em si, para os e-commerces.

Além disso, bots maliciosos podem travar sites, roubar informações dos clientes e criar contas falsas. Em alguns casos, foi relatado, inclusive, o congelamento de estoques por conta de ataques direcionados.

No todo, os bots acabam custando milhões de dólares por ano a todas as organizações, tornando esta área de segurança cibernética uma alta prioridade para muitos CISOs e CIOs em indústrias orientadas para o digital, incluindo varejo online e e-commerce.

Os bots estão cada vez mais complexos

Quase 90% das organizações dizem que bots maliciosos estão se mostrando cada vez mais difíceis de identificar e destruir.

Isso porque as soluções de segurança cibernética atuais nem sempre são eficazes na criação da resposta adaptativa necessária para identificar e erradicar bots maliciosos de redes corporativas.

Firewalls de acesso à web, redes de distribuição de conteúdo e fornecedores de bot dedicados têm funcionalidade básica para controlar bots, mas podem faltar funcionalidades essenciais necessárias para empresas de comércio eletrônico, como uma abordagem baseada em eventos para identificar tentativas de ataques de bots maliciosos, bem como distinguir bots bons, bots ruins e bots questionáveis.

Além disso, as equipes de TI, infraestrutura e segurança cibernética são responsáveis pelo problema de resolução de bots maliciosos na maioria das organizações pesquisadas.

E, como os bots maliciosos afetam a receita se forem bem-sucedidos, a responsabilidade de erradicá-los geralmente é compartilhada entre os departamentos.

Por isso, soluções completas de segurança, que permitam uma visão 360º das superfícies de ataque de uma organização e sejam capazes de antever – e, naturalmente, prevenir – quaisquer tentativas de ataques fazem a diferença na hora de assegurar a proteção dos diferentes pontos de vulnerabilidade de um e-commerce.

Saiba como manter o seu varejo seguro.

Consulte a assessoria de especialistas da Compugraf e proteja sua empresa!

Compugraf

Especialista em segurança de dados e certificada por parceiros reconhecidos mundialmente, a Compugraf está pronta para proteger sua empresa na era digital.

O que procura?