07 de setembro de 2020

Vivemos na era do Big Data. Como a LGPD nos afeta?

big data na lgpd

Big Data é um conceito bastante popular nos dias de hoje e define grande volume de dados com ou sem estrutura que são gerados a todo instante.

Neste artigo falamos principalmente sobre Big Data, mas caso você queira saber mais sobre a LGPD, não deixe de conferir nosso artigo mais completo sobre o tema.

Embora seja um novo relativamente novo no mercado, a geração de dados existe desde antes mesmo de termos o primeiro computador, o site Verdict detalha um pouco de como usávamos os dados no passado e como eles serão possivelmente usados no futuro, para acessar a linha do tempo, clique aqui.

Não há como compararmos, no entanto, a quantidade de dados que era gerada no passado e o que é gerado hoje, já que temos muito mais dispositivos, como celulares e televisões inteligentes, assim como recursos como as redes sociais que basicamente funcionam com base nessas informações.

Isso sem contar também a tendência dos espaços inteligentes, como os assistentes virtuais, carros, geladeiras e até acessórios como o google glass (wearable devices) que geram dados que possibilitam seu funcionamento de maneira inteligente e integrada, permitindo que um, eventualmente acabe interagindo com o outro.

Um guia de implementação da LGPD

Pensando na centralização de informações, preparamos um guia bem completo com o passo a passo para não perder mais tempo e começar a aplicar práticas saudáveis no cuidado com os dados que sua empresa opera.

Com o material será possível compreender toda a jornada da LGPD e com isso implementar as mudanças de maneira consciente. Faça o download agora mesmo.

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O Big Data permite a geração de oportunidades a partir da análise de dados partindo de diferentes fontes, resultando em ricos insights que não poderiam ser obtidos de uma outra maneira. Com o aumento de facilidades tecnológicas, o consumidor torna-se cada vez mais exigente e competitivo, e por isso é important uma tecnologia que acompanhe esse ritmo de mudanças.

Seu conceito gira em torno da possibilidade de gerar valor para negócios, os dados podem partir dos próprios clientes, seus hábitos em redes sociais e até mesmo reclamações. E é nesse ponto que fica claro o impacto gerado pela LGPD, como essa coleta de dados irá ocorrer, e manter sua agilidade, agora que a Lei entrou em vigor?

Mas antes se você quiser saber mais sobre a LGPD, não deixe de conferir nosso artigo mais completo sobre o tema.

Big Data na LGPD e os 5 v’s

Quando os primeiros usos do termo “big data” chegaram, seu uso era usado para definir três características básicas: volume, velocidade e variedade, esses que iniciaram algo muito comum em algumas estratégias teóricas de marketing que reúnem características que iniciem por uma mesma consoante.

Mas com o tempo, o mercado viu que esses três “v’s” não eram o suficiente para definir a magnitude do negócio, e por isso decidiram incluir mais dois: valor e veracidade.

Entenda a seguir o porque de cada uma dessas características:

Volume

O volume é certamente uma das maiores consequências da transformação digital que vivemos, pois o volume de dados gerados acompanha diretamente nossas evoluções nesse sentido, sendo que ainda em 2015 já gerávamos cerca de 2.5 quintillionbytes de dados por dia.

Você consegue imaginar o quanto esse valor cresceu desde então?

Pois nós descobrimos que não há uma afirmação sobre isso, mas que alguns especialistas divulgam a possibilidade de os dados dobrarem a cada dois anos, ainda que a previsão seja que o ano de 2020 termine com 350 zettabytes de dados (3 trilhões de gigabytes).

Variedade

Conforme o número de fontes de dados aumenta, sua complexidade também passa a ser maior, a qual é fortificada pelo quesito volume de informações. Ainda sim, quando bem administrados, esses dados tornam o conteúdo mais rico e essa variedade passa a ser algo positivo para a obtenção de informações mais aprimoradas.

Podem funcionar como fontes de dados as redes sociais (como facebook, instagram, linkedin), serviços de armazenamento e análise de dados, como Google Analytics, RD Station, e também serviços de comunicação, como o WhatsApp.

Lembre-se, o fator “quanto mais dados, melhor” só funciona quando a empresa é capaz de abraçar toda sua variedade de informações.

Velocidade

Aqui tratamos do inevitável, a geração de dados em grande escala ocorre o tempo inteiro, então sua captura e processamento deve envolver alta velocidade para ser possível acompanhar esse fluxo.

Considerado um dos maiores desafios pra quem trabalha com Big Data, essa agilidade deve definir o sucesso da empresa em utilizar os dados ao seu favor, com a rápida coleta dos valores necessários.

Veracidade

Agora que você já compreendeu que o fluxo de dados possui alta velocidade, pode partir de diferentes fontes e deve ser coletado através de um recurso que possibilite a velocidade necessária, é importante compreender a veracidade dos dados que está coletando.

Nem tudo o que é registrado é verdade, e também o acesso de dados pode causar confusão na hora de interpretação, por isso, é importante realizar um fact check sempre que possível além de tentar filtrar melhor as fontes de conteúdo.

Você não precisa estar ou seguir tudo para ter as informações que precisa.

Valor

O valor é o momento em que todos os esforços mostraram que o trabalho valeu a pena. Será que a empresa coletou os dados que gostaria? será que foi tratada uma boa estratégia em cima das informações obtidas? o cenário fará toda a diferença.

Aqui o mais importante fica para os resultados, como aquilo impactou a empresa e o quão enriquecedor foi todo o processo.

Big Data na LGPD: o que deve mudar

Por tudo que envolve o âmbito do Big Data, sem dúvidas haverá um grande impacto em sua maneira de existir, pois a obtenção de dados automatizada, como nas técnicas de mineração e geração de profiling, que basicamente consiste nas informações em relação a uma pessoa, via tratamento de dados, pode ferir sua privacidade.

Isso porque esse tipo de abordagem resulta na obtenção de dados pessoais, a técnica analisa dentre outras coisas, o comportamento das pessoas e suas características, fatores que segundo a LGPD não podem mais ser obtidos sem a legítima autorização do indivíduo, salvo em casos de legítimo interesse.

De toda forma, é bem possível que isso mude a forma que serviços como Google Analytics funciona, pois ainda que exista o consenso, basta um deslize para que alguém tenha que pagar a conta, que não é barata.

Ainda vale a pena o risco?

O artigo 20 da Lei Geral de Proteção de dados declara que todo titular de dados tem o direito de solicitar a revisão de suas decisões tomadas em relação ao tratamento automatizado de suas informações, especialmente quando essas afetem seus interesses, como o perfil profissional, consumo, crédito e dados de personalidades.

Ficará mais difícil para empresas coletarem dados, de maneira consistente, sobre seus consumidores, de modo que possam aproveitar os dados para uma melhor operação, pois na maioria das vezes, essa conta de prejuízo na obtenção dos dados pode não fechar.

A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoas deve promover esse impacto negativo, a princípio, especialmente nessas atividades de coleta e tratamento de informações – como é o caso do Big Data.

Mas isso não deve se estender por muito tempo.

Ainda que inicialmente isso represente uma redução desse tipo de atividade, tempo necessário para que as empresas aprendam o modo de fazer e apliquem esse tipo de técnica de maneira segura, para garantir o compliance, elas são de extrema importância para muitos mercados e devem continuar a longo prazo.

Com um ambiente mais seguro e adequado aos direitos de cada consumidor, uma nova era deve surgir com maior confiança e transparência no tratamento de dados nos espaços corporativos, e essa confiança é essencial para que a tecnologia passe por uma manutenção em seu modo de existir em uma sociedade conectada.

Big Data na LGPD e o impacto nas sanções e penalidades

Em nosso mais recente “Cybertalks”, conversamos com o José Anastácio, engenheiro de produto da Compugraf, sobre as principais sanções e penalidades que chegam com a vigência da LGPD.

Para aprofundar a imersão, separamos 5 artigos pra você:

A Compugraf te ajuda a colocar a empresa em conformidade com a LGPD

Quer saber como a Compugraf pode auxiliar a sua empresa na jornada para a conformidade com a LGPD? Consulte agora mesmo nossos profissionais e descubra como sua empresa pode melhorar a maneira de armazenar e lidar com dados pessoais.

Compugraf

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