01 de março de 2021

Uma campanha de conscientização pode ser o divisor de águas na hora de reduzir os incidentes de segurança resultantes do fator humano, uma das maiores vulnerabilidade de uma estratégia contra ataques cibernéticos.

Descubra como aplicar um plano consistente e sustentável para sua organização.

campanha de conscientização

Campanhas de conscientização sobre segurança da informação são essenciais para educar uma equipe enquanto ocorre a produção de um projeto.

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O que você vai ler neste artigo

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As 12 etapas para criar uma campanha forte e memorável

  • Foco em problemas reais

Foque no que é realmente um problema para sua organização. Embora a ideia de resolver todos os problemas de uma vez seja algo sedutor, mas nenhuma campanha que tenta acertar tudo deve funcionar. O melhor é focar nos principais conceitos e somente quando os funcionários sentirem-se confortáveis com aquilo, partir para outras medidas.

  • Reforço nas principais medidas

Verifique cada setor para tentar compreender as necessidades de segurança de cada um. Política de Segurança da Informação

  • Segmentação para os diferentes grupos de trabalho

Reconhecendo as necessidades de cada setor, chegou a hora segmentar as melhores mensagens para cada um, pensando no que seria mais efetivo para determinado público e o que seria revendido.

  • Repetição de mensagens em diferentes canais

A repetição de canais é um recurso que funciona no marketing digital e com toda certeza deve auxiliar no marketing de conteúdo e offline, também. Repita as mensagens da campanha em diferentes canais internos e até mesmo formatos, caso houver a opção, isso pode ajudar os funcionários a fixarem-a melhor

  • Utilização de influenciadores para transmissão de mensagens

Para uma organização, um influenciador não precisa necessariamente ser alguém famoso, pode ser um líder de equipe, por exemplo.Compartilhar histórias de gestores ou até mesmo do dono da empresa pode ser inspirador para muita gente.

  • Desafio de crenças em cibersegurança

É muito importante que alguns profissionais sejam desafiados para que a campanha seja vista com bons olhos. Selecione, junto a equipe de TI, aqueles convidados e profissionais seniors podem receber desafios específicos que os torna vulneráveis também.

  • Ilustração de situações

Durante a campanha, utilize formas e cores distintas, busque trazer o máximo de atenção para as peças da campanha, além de verificar boas referências para tornar a campanha única.

  • Exemplos de ocorrências anteriores

A empresa em questão já sofreu algum tipo de ataque no passado? Trazer ocorrências passadas é uma ótima maneira de criar consciência sobre como certos ataques são possíveis e não estão longes da empresa

  • Inclusão de informações relevantes para além do trabalho

Ninguém deve questionar um bom plano de conscientização, mas considerando que muitos funcionários podem trabalhar de dispositivos celulares ou até mesmo o computadores remotos, porque não pensar em soluções que possam levar e ser aplicando de casa, também?

  • Contar histórias

Além de um ótimo e estratégico design, a melhor maneira de atrair a atenção dos funcionários, é com textos que chamem sua atenção, e uma das maneiras de se obter esse resultado é através dos textos persuasivos do storytelling.

  • Justificar os motivos

É sempre bom lembrar, as pessoas gostam de saber o porquê de estarem fazendo alguma coisa. Deixe bem claro as razões de certas medidas estarem sendo tomadas para que o processo de transição faça sentido para todas as partes envolvidas.

  • Compartilhar resultados

Compartilhe os resultados de todas as campanhas com as pessoas envolvidas, colete feedbacks, alterações (caso necessário) e continue com as campanhas de conscientização.

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Qual o prejuízo de um crime cibernético?

O mercado de segurança da informação recebe investimentos bilionários todos os anos para tornar possível o combate ao crime cibernético pode custar cada vez mais caro, na medida em que as ameaças se tornam mais sofisticadas com o tempo.

Dados sobre prejuízo cibernético

Em uma pesquisa realizada pelo Center for Strategic and International Studies (CSIS), foi constatado que os crimes cibernéticos causavam prejuízo médio de US$ 445 bilhões em 2014, mas hoje esse número já ultrapassa a faixa dos US$ 600 bilhões para as empresas (isso é cerca de 0,8% do PIB mundial).

A lição que aprendemos disso é muito clara, existe um conflito sem fim entre o combate e a criação de novas vulnerabilidades, e indo além até mesmo do contexto de guerra cibernética, todo o planeta está envolvido nessa relação de alguma maneira.

Afinal, como já visto no que abordamos sobre a Engenharia Social, uma vulnerabilidade não parte necessariamente de uma tecnologia, ela pode surgir de uma fake news, ou simplesmente do assunto em alta no momento, atingindo a fragilidade do fator humano.

Resumidamente, se os criminosos cibernéticos adotam tecnologias de ponta, os defensores também precisam melhorar toda a sua estrutura e investir em recursos cada vez mais robustos no combate a isso.

Leia também

Quanto custa um vazamento de dados

Aqui seguimos com alguns dados importantes para entender a dimensão de um vazamento de dados.

Para começar, o mercado brasileiro teve um crescimento de 10,5% de recorrência desse tipo de ataque em 2020, o que é de fato preocupante para o mercado, e a tendência é que esse número seja ainda maior em 2021, considerando que vivemos a continuação de uma crise que se iniciou no ano anterior.

O roubo de dados, vazamento, data breach (como preferia chamar), está entre um dos crimes mais sérios que uma empresa pode sofrer, e essa violação pode custar até R$5,88 milhões para a empresa-alvo, sendo o setor financeiro o mais vulnerável a esse tipo de incidente. A informação parte de pesquisas realizadas pela IBM Security e pelo Instituto Ponemon.

O levantamento também reforça o fato de que as empresas estão mais vulneráveis a vazamentos de dados durante a pandemia, assim como estamos vulneráveis a outros crimes cibernéticos enquanto não houver uma estrutura robusta capaz de nos proteger nos diferentes dispositivos e práticas adequadas.

Mas algo interessante sobre isso, é que empresas que optaram pela implementação de inteligência artificial nos sistemas de trabalho enfrentaram menos ocorrências.

A verdade é que em casos mais graves, um vazamento de dados pode gerar despesas de até R$ 2 bilhões, e no âmbito global, o custo médio gira em torno dos R$20 milhões, ou até R$24,6 milhões caso a perda de dados envolva os dados de funcionários.

Que empresa quer passar por isso, além de todas as questões enfrentando a reputação.

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