A importância das campanhas de conscientização em segurança da informação para empresas vão muito além de uma mera formalidade estética, mas você sabe o por quê?
Os cibercrimes fazem vítimas ao redor do mundo em uma frequência quase tão ágil quanto a capacidade de nos protegermos da maioria deles, e como resultado, algumas das melhores soluções de segurança do mercado são atualizadas em tempo real na medida em que descobrem novas vulnerabilidades.
Embora essas soluções tecnológicas sejam essenciais para a proteção diária de um dispositivo, elas não são o usuário dominante de um sistema, função ocupada por seres humanos, muitas vezes os donos e único utilizadores de determinados recursos.
Como as ações humanas não são controladas por nenhuma inteligência ou conectadas a um super cérebro conhecido como internet, elas estão fadadas ao erro, os quais por sua vez, podem aumentar a vulnerabilidade as quais estamos sujeitos.
Sendo assim, o fator humano torna-se um vetor de ataque de extrema relevância ao ter acesso a sistemas com tecnologias de segurança, e é por isso que as campanhas de conscientização sobre cibersegurança tornam-se tão importantes.
O que é uma Campanha de Conscientização em Segurança da Informação
Uma campanha de conscientização sobre cibersegurança é uma prática sustentável e econômica que busca, por meio de ações ativas e passivas, educar e conscientizar as pessoas de um determinado ambiente sobre sua relação com a tecnologia.
De maneira ativa, uma campanha de conscientização sobre cibersegurança pode envolver ações como a simulação de ataques, palestras, visitações técnicas e treinamentos específicos para determinados setores.
De maneira passiva, empresas podem inserir anúncios ao redor do escritório, avisos nos próprios dispositivos e até mesmo mensagens de confirmação antes da realização de determinadas ações.
Ter essas duas possibilidades torna uma campanha de conscientização sobre cibersegurança uma prática muito versátil e possível para qualquer orçamento em relação aos benefícios que deve proporcionar para a rotina de segurança de uma empresa e seus colaboradores.
Qual a importância das Campanhas de Conscientização em Segurança da Informação
A importância das campanhas de conscientização sobre cibersegurança giram em torno da intenção em proteger um dos maiores fatores de risco de um ambiente de segurança da informação, o fator humano.
Ainda que medidas de conscientização não representem uma camada funcional, no sentido de poderem ser facilmente testadas no curto prazo, elas funcionam no consciente de todos os envolvidos para que possam tomar melhores decisões em suas ações em relação a tecnologia.
Isso quer dizer que a campanha não irá proteger os funcionários de um ataque, mas certamente irá mitigar as possibilidades de um ataque ocorrer, pois os colaboradores estarão mais atentos e estarão trabalhando de maneira mais segura para que isso nunca chegue a ser um problema para a organização.
Realizar uma tarefa mais rápido, a partir de um atalho, pode ser tudo o que um cibercriminoso precisa de um usuário para obter as informações que precisa para realização de um ataque, e essas abordagens são conhecidas como engenharia social.
A engenharia social pode ser utilizada para que um criminoso cometa diversos crimes com diferentes níveis de seriedade, tais como:
- Roubo de Senhas: Enganado por páginas muito semelhantes a serviços de consumo, usuários podem enviar suas informações de credenciamento para servidores de cibercriminosos ou realizar downloads com arquivos maliciosos.
- Roubo de Informações: Da mesma maneira, usuários podem enviar dados e informações sigilosas ao serem solicitados por contatos que acreditem ser verdadeiros.
- Perda de Privacidade: Cibercriminosos podem monitorar as ações, ler e-mails com credenciais comprometidas e até mesmo ter acesso a câmera e gravar ou fotografar suas vítimas sem serem notados.
- Furto de Identidade: Muitas abordagens de phishing partem de e-mails, telefonemas ou domínios falsos, mas também é possível que parta de um contato real. Exceto que essa pessoa sofreu um ataque e alguém pode estar se passando por ela. Essa é considerada uma das práticas mais sérias em cibersegurança por envolver o crime de estelionato.
Em que casos uma Campanha de Conscientização em Segurança da Informação é indicada
Aqui vai uma característica importante sobre as campanhas de conscientização sobre cibersegurança: elas são indicadas para todo ambiente corporativo, pois seu papel no contexto de segurança da informação é preventivo.
Se para pequenas empresas o investimento em soluções robustas de segurança podem estar além do orçamento possível, as campanhas funcionam como uma maneira acessível para que empresas de qualquer porte possam evitar que sofram ataques cibernéticos como resultado da prática de seus usuários de rede.
O perigo dessas práticas pode partir de senhas fracas e sua repetição, uso de softwares sem a licença e versão adequadas, ou as vulnerabilidades da engenharia social já mencionadas, que podem ocorrer a partir de comunicações suspeitas por e-mail, telefone e o plágio de sites legítimos.
Por tratar-se de uma ação com intenção preventiva, o momento adequado para que ela ocorra é no início da jornada de relação entre uma empresa e seus funcionários, sendo que alguns especialistas aconselham que o treinamento ocorra logo após o processo de contratação, além das medidas passivas dentro do ambiente empresarial.
Não existe uma única maneira de realizar uma campanha de conscientização, e por isso uma das medidas para sua organização é a análise do público-alvo, ou seja, o cenário e empresa onde a mesma será aplicada, garantindo assim o melhor formato para atingir as pessoas daquele determinado ambiente.https://www.compugraf.com.br/como-conscientizar-funcionarios-sobre-as-diferentes-ferramentas-utilizadas-no-trabalho/
Se você quer saber as melhores maneiras de aplicar isso em sua organização, não deixe de conferir nosso artigo sobre o tema.
Como tornar o trabalho remoto mais seguro?
Existem diversas camadas de proteção que possibilitam um trabalho remoto mais seguro. Pensando nisso, preparamos um guia com as principais camadas que podem facilitar empresa e colaboradores neste processo.
Será que você é um mestre da segurança da informação?
Uma das melhores maneiras de proteger os ativos de uma empresa, é através da inclusão dos colaboradores, o fator humano, no processo. Isso começa através de ações como uma campanha de conscientização.
Preparamos um desafio para que seja possível definir, por onde começar uma estratégia em sua organização.
Como manter uma empresa segura?
Conte com a assessoria de um dos especialistas em segurança e privacidade da Compugraf e descubra como manter a segurança de sua sempresa.